Faq

O que é Medição Individualizada?

É a forma de medir o consumo de forma individual, fazendo com que cada consumidor/morador seja cobrado pelo seu consumo real.

O que é Telemetria (telemedição)?

É o processo de efetuar a leitura à distância. Trabalhamos com duas possibilidades para Telemetria, uma via Rádio Freqüência e outra por GPRS (telefonia celular)

Meu prédio é antigo. É possível implantar Medição Individualizada?

Sim, é possível. Solicite visita dos nossos consultores comerciais para uma análise e apresentação de projeto.

Por que individualizar?

Uso racional da água (bem finito), economia e justiça são somente alguns dos fatores para implantação da medição individualizada.

Posso individualizar também o Gás?

Sim. Todo o processo de individualização, leitura, gestão e telemetria também se aplica ao Gás.

A Companhia de água/saneamento aceita a medição por Telemetria?

Não existe envolvimento da Companhia de água/saneamento com este processo. A Medição Individual é realizada por decisão do condomínio e para administração interna, resultando num rateio justo.

Continuamos a pagar a conta da companhia de água/saneamento normalmente após a medição individualizada?

Sim. Sendo a medição individualizada um processo do condomínio, o pagamento pelo fornecimento de água continua da forma existente, alterando somente a forma de rateio que será real (proporcional ao consumo). A medição realizada em todos os apartamentos, somada ao consumo da área comum do edifício será sempre igual a conta da companhia de água/saneamento.

Como a medição individualizada pode acabar com a inadimplência no meu edifício?

Inserindo na taxa do condomínio o valor do consumo de água/gás individual, gerando um único valor total para pagamento. Desta forma, só será possível efetuar o pagamento por completo (condomínio + água + gás) e como toda conta de consumo está sujeita a corte, neste caso não seria diferente. Este procedimento é totalmente legal.

Existe um percentual médio de economia ao implantar medição individualizada?

Sim. O Percentual mínimo é de 25% de economia, chegando em alguns casos até 74%.

Como é realizada a cobrança do consumo individual?

Enviamos para a administradora do edifício a relação de consumo/valor de todos os pontos de medição, que por sua vez incluirá na taxa ordinária o valor correspondente de cada morador.

É possível detectar vazamentos por esse sistema?

Sim. Não só vazamentos. Nossos serviços não se limitam somente a leitura, mas a gestão do consumo por completo. Nossos equipamentos conseguem detectar vazamentos, hidrômetros parados, sub-vazão, sobre-vazão, fraude magnética/mecânica, retorno, tempo de vida útil dos dispositivos de telemetria e outros diagnósticos.

Porque a economia de água gera economia no consumo de energia?

Com a redução do consumo, o bombeamento de água para a caixa superior será menor, resultando em boa economia na conta de energia. Vale lembrar que o consumo de energia de bombas de água são altíssimos!

O sistema utiliza cabos?

Não. Ao contrário de outros sistema existentes no mercado que requer passagem de cabos por quase todo o edifício o nosso sistema é totalmente sem fio.

O uso de equipamentos com rádio freqüência faz mal para a saúde?

Não. A rádio freqüência está em nossas vidas em muitos momentos, como ao falar num telefone sem fio, ouvir rádio, dentre outros.

É permitida a venda no Brasil destes equipamentos, devido ao uso de rádio freqüência?

Sim. Todos os equipamentos envolvidos na medição individualizada por Telemetria são homologados pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações).

O sistema causa ou está sujeito a interferência externas?

Não. Utilizamos uma freqüência baixa e sem relação com as freqüências de rádios, rádios amadores, aeroportos, e outros…

Qual a durabilidade dos equipamentos necessários para medição individualizada?

O Hidrômetro tem um tempo médio de vida de 8 anos para usuários residenciais e o emissor de consumo por RF (rádio freqüência) tem durabilidade média de 15 anos.